A “MERCEARIA DO BOLHÃO” VAI FECHAR!
POR UM FUTURO COM PASSADO!
SALVEMOS O PORTO
A “MERCEARIA DO BOLHÃO” VAI FECHAR!
Já ninguém pode ficar indiferente ao encerramento de cada vez mais lojas do “comércio de proximidade”, também designado “comércio tradicional”, que sempre caracterizaram a “Baixa” da cidade.
Como não podia deixar de ser, o próprio “Mercado do Bolhão” começa também a sentir essa mesma ameaça, perante a surpreendente passividade das instituições que, de qualquer modo, o deveriam proteger!
Ainda recentemente assistimos a uma tentativa de usurpação da marca Bolhão pelo Grupo Sonae, na abertura de mais um Continente no Centro Histórico do Porto, que só foi revertida com a intervenção contundente da Associação de Comércio Tradicional Bolhão de Água (ACTBA), através da sensibilização e responsabilização do executivo camarário que, felizmente, foi sensível às nossas alegações e junto da equipa do Continente Bom dia, exigindo a retirada dos materiais promocionais.
Todos estes acontecimentos são interdependentes e cerceam o futuro da identidade da Invicta. Ainda, recentemente, somos alertados que a terrível turistificação coloca o Porto na linha da frente do colapso geral.
O fecho da mais antiga mercearia do Porto tem de servir de alerta não só para reflexão, mas também para a acção.
A verdade, é que:
- só há uma entidade capaz de suster este movimento destrutivo: a Câmara Municipal do Porto.
- só há uma entidade com os meios e competências próprias para cuidar da cidade no seu todo: a Câmara Municipal do Porto.
- só há uma entidade que foi eleita com essa mesma responsabilidade: a Câmara Municipal do Porto.
Com efeito:
PARA DEFENDER A “ALMA” DO PORTO, NÃO BASTA CRIAR UMA LISTA DE “LOJAS DE TRADIÇÃO” OU INVENTARIAR A SUA EXISTÊNCIA.
É PRECISO ACTUAR E, SOBRETUDO, ANTECIPAR E PREVENIR AS AMEAÇAS!
A PAR DA CÂMARA MUNICIPAL TAMBÉM, TODOS NÓS, SOCIEDADE CIVIL, CIDADÃOS E ENTIDADES QUE OS REPRESENTAM, TÊM OBRIGAÇÃO DE PARTICIPAR NA PROCURA DE SOLUÇÕES, MESMO COMO CLIENTES DOS ESPAÇOS COMERCIAIS QUE SE DESEJA VER COM FUTURO.
Por isso:
A Associação do Comércio Tradicional Bolha de Água (ACTBA), não se coloca à parte dessa responsabilidade e assume-se como um actor activo na vida da cidade, sensibilizando e apelando à cidade e à sua Câmara Municipal assim como às forças vivas e políticas para que protejam os interesses da Porto e da sua identidade que não pode ser entregue aos ditames do mercado sem regras.
O MERCADO DO BOLHÃO é o nosso foco principal, mas de nada servirá lutar por um “mercado público, tradicional e de frescos” se tudo à sua volta for desaparecendo!
PELA PROTECÇÃO DA CIDADE E DA SUA HISTÓRIA!
PELA QUALIDADE DE VIDA DOS SEUS HABITANTES!
PELA DIGNIDADE DE QUEM SE SENTE E AFIRMA PORTUENSE!
PELO PORTO…!
O “BOLHÃO” SALVOU-SE MAS DE NADA SERVIRÁ SE A CIDADE QUE O ENVOLVE MORRER!
SALVEMOS O PORTO.
A “ASSOCIAÇÃO DO COMÉRCIO TRADICIONAL BOLHA DE ÁGUA”